Tradição aliada a uma educação completa

Educação completa. Educação para sempre.

Da Educação Infantil ao Ensino Médio, o Garriga de Menezes proporciona formação pessoal e acadêmica que prepara o aluno para alcançar sucesso em qualquer carreira escolhida no Ensino Superior.

A nossa proposta educacional vem semeando, há diversas gerações, valores fundamentais para uma formação humana, com ética, respeito e honestidade.

Comprometido com a qualidade de ensino, o Garriga promove cursos de capacitação para seus professores, estimula a reflexão sobre métodos de ensino e novas práticas educativas e sempre coloca à disposição de seus alunos inovações pedagógicas e tecnológicas, além de oferecer diversos projetos e atividades extracurriculares.

Nossa História

O Garriga nasceu como Jardim de Infância Branca de Neve, no dia 8 de abril de 1959. Jacarepaguá era um bairro isolado, com poucos recursos. Na época, o casal formado pela senhora Aribe e pelo doutor Fernando Garriga de Menezes, percebeu que essa seria uma forma de contribuir com o desenvolvimento da região e de atender às necessidades de estudo, ainda na pré-escola, do aluno Fernando Garriga de Menezes Filho.

Em 1973 nasceu a Unidade Integrada Garriga de Menezes, que passou a oferecer  todo o Ensino Fundamental. Em 1975, foi criado o Ensino Médio. Em parceria com as famílias, desde a sua fundação, o Garriga mantém como princípio básico a formação integral do aluno.

Proposta Pedagógica. O aluno é o protagonista.

O Garriga procura desenvolver a personalidade do aluno para ser um cidadão produtivo, inserido em sua comunidade e consciente de seus deveres e direitos.

Participante do Programa das Escolas Associadas à UNESCO desde 1982, o Garriga busca contribuir, por meio da Educação, para a formação de um mundo mais solidário e justo. A escola promove leituras e vivências significativas permitindo que os alunos reflitam sobre a cultura da paz, desde o seu cotidiano até a expressão mais ampla de um mundo melhor, com mais respeito aos direitos de cada indivíduo.

Isso ajuda a promover, simultaneamente, a construção da cidadania consciente e participativa, tão necessária à transformação gradual e firme do atual estado de violência em que a sociedade está envolvida.

Confira nossos diferenciais pedagógicos

APOIO PEDAGÓGICO

O aluno do Garriga tem oportunidade de estar com professores, fora do horário escolar, para não deixar acumular dúvidas e ainda aprofundar seus conhecimentos. São encontros semanais agendados por série, atendendo à necessidade do aluno. Nosso foco é a aprendizagem.

ATIVIDADES CULTURAIS

Ao longo do ano, são promovidos Eventos Culturais oferecendo oportunidades de reelaboração do que foi aprendido através de inúmeras formas de expressão. Dessa forma, acontecem a Comunicar, as apresentações do coral e do teatro, a Festa Junina, a Visita à Universidade,  as Olímpiadas, as gincanas, as oficinas de arte, as palestras do Conexão Garriga, entre outros eventos.

AULAS DE CAMPO

As Aulas de Campo são bastante enriquecedoras para os alunos. Nelas, eles vivenciam fora da escola uma série de experiências relacionadas a diversas matérias, atendendo ao planejamento curricular de cada série.

São organizados passeios por reservas florestais, pelo centro histórico do Rio, por museus, bairros e plantações. Os resultados são os melhores, com os alunos dando depoimentos entusiasmados sobre as experiências vividas.

CORAL

As atividades do Coral Clave de Sol promovem o desenvolvimento musical através de propostas que incluem estilos diferentes, promovendo uma escuta ativa, atenta e analítica. O objetivo é aproximar os alunos das diferentes formas de execução e de interpretação.

EDUCAÇÃO ALIMENTAR

A alimentação equilibrada é um dos fatores fundamentais para o bom desenvolvimento físico, psíquico e social das crianças. No Garriga, o Projeto Horta nasceu para fortalecer o vínculo entre educação e saúde na escola. O projeto cria um ambiente positivo que potencializa o aprendizado, ao mesmo tempo em que promove a vida saudável. E a alimentação tem papel de destaque nesse ambiente porque permite que a criança vivencie o plantio, a colheita e experimente os alimentos.

As diferentes turmas do Ensino Fundamental, do 1º ao 5º ano, têm uma escala de preparo, plantio e cuidado dos canteiros. Isso garante que todos se envolvam nos trabalhos, obtendo informações diversas e administrando com responsabilidade o projeto da escola.

EDUCAÇÃO AMBIENTAL

A Educação Ambiental tem como proposta desenvolver, de forma dinâmica, a consciência da preservação do planeta, o respeito à vida e à natureza. Ao longo do ano são planejadas diversas atividades, como passeios ecológicos, para estimular o cuidado e o respeito ao meio ambiente.

A reciclagem de materiais é muito incentivada e foi criado até um programa específico, o “Quem Recicla é Fera”, com a participação de todos os alunos e funcionários do Garriga. A “Recicleia”, personagem-símbolo do programa, é toda feita com material reciclado, lembrando aos alunos, no papel de Defensores da Natureza, que reciclagem também é vida. Vida com qualidade.

EDUCAÇÃO FINANCEIRA

A Educação Financeira é uma filosofia de vida. A criança, mais do que aprender a lidar com dinheiro, aprende a fazer escolhas. Os alunos, da Educação Infantil e do Ensino Fundamental até o 5º ano, passam a entender que enfrentar um problema não é ruim e que é preciso aprender a buscar soluções. As crianças entendem a importância de escolher o que querem e aprendem a diferença entre querer e precisar.

Com a noção de valor, mais além do que o sentido material, a Educação Financeira contribui para uma geração mais consciente de suas responsabilidades humanas e sociais.

EDUCAÇÃO PARA O PENSAR

Os alunos, do Maternal ao 5º ano, aprendem a trabalhar o pensamento desde cedo. O Projeto Pensando Bem tem como objetivo incentivar a criança a questionar, investigar, refletir, criticar, discutir, avaliar, enfim, filosofar, utilizar muito bem as ferramentas do pensar.

O projeto é inovador e funciona como um alicerce para a formação de estruturas do conhecimento, porque estimula o espírito crítico e as habilidades amistosas nos relacionamentos sociais da criança, fazendo com que o aluno transite com desenvoltura pelo universo das ideias.

COMUNICAR

A Comunicar é um grande evento realizado pelo Garriga, proporcionando aos alunos espaço para a realização de mostra de trabalhos, experiências, manifestações artísticas e culturais, transformando seu conhecimento em expressão.

Na Comunicar são exibidos trabalhos realizados ao longo do ano, encenam-se peças teatrais e o Coral Clave de Sol se apresenta. No evento, cada série mostra o que aprendeu sobre diversos  assuntos e os alunos também participam da Gincana do Conhecimento, das Oficinas de Arte e do Concurso Literário, que costuma bater recordes de inscrições a cada ano e vem revelando, cada vez mais, o potencial literário dos nossos alunos.

MONITORIA

Os alunos do Ensino Médio têm, à sua disposição, monitores que os auxiliam a tirar dúvidas e aprofundar conteúdos nas disciplinas de Matemática, Física e Química. As monitorias ocorrem nos horários da tarde, 3 vezes por semana.

ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL

Acompanhados por uma orientadora educacional, os alunos do Garriga participam de um programa de Orientação Profissional. Os alunos são apresentados a materiais sobre cursos e universidades, assistem a palestras de profissionais de áreas diversas, de professores universitários e também de ex-alunos do Garriga que acabaram de sair da universidade e ingressaram no mercado de trabalho.

PROJETO LEITURA

No Garriga a leitura é trabalhada desde muito cedo na Educação Infantil, onde o “ler por prazer” e o “ler para aprender” são bastante valorizados. Através da Ciranda e da Cirandinha de Livros, os alunos têm acesso a uma grande variedade de títulos. Isso permite que os alunos do Garriga façam consciente e corretamente sua opção profissional.

PROJETO REDAÇÃO

Nosso Projeto Redação inicia-se no 9º ano e segue no Ensino Médio com aulas especializadas fora do horário escolar, com foco na organização e estrutura de textos nos moldes do ENEM e do Vestibular.

As redações produzidas são corrigidas por professores especializados que, quando preciso, fazem novas intervenções para melhoria da qualidade e aprimoramento do texto. Na 3ª série do Ensino Médio os alunos, além da aulas, participam de oficinas onde se discutem prováveis temas para o vestibular e produzem redações nos diversos modelos cobrados pelas Universidades.

Estrutura Física

As salas de aula são climatizadas, com aparelhos de data show e acesso à Internet. Os laboratórios, tanto de Ciências como de Informática, são modernos e bem aparelhados, com quadro interativo e equipamentos necessários para experimentos e pesquisas em diversas áreas.

O Garriga também conta com sala de multiatividades, biblioteca e parquinhos para os alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A horta é o espaço onde as crianças aprendem a importância de plantar, cultivar e consumir alimentos saudáveis

Centro Cultural e Esportivo

O Centro Cultural e Esportivo Garriga de Menezes é um espaço de 5.000 m² com duas quadras poliesportivas cobertas, piscina semiolímpica aquecida, salas de Ginástica Olímpica e de Judô, salas de dança e xadrez, além de professores especializados no desenvolvimento físico, psíquico e social dos alunos.­­

Uma equipe em constante evolução

Estes são os líderes da equipe do Garriga. Formada por professores, pedagogos, psicólogos, administradores e profissionais de diversas outras áreas,  a equipe do Garriga passa por  constantes treinamentos e atualização profissional.

O objetivo é ampliar o conhecimento, aprimorar os serviços oferecidos para, por meio das melhores práticas de ensino,  ir muito além das necessidades de cada segmento educacional.

Diretoria

  • Fernando de Garriga Filho

    Diretor

  • Maria Carlota Garriga de Menezes

    Secretária Geral

  • Manoel Afonso Pinto Ramalhoto

    Diretor Pedagógico


Coordenação

  • Etiene Guimarães Monteiro

    Coordenadora Educação Infantil

  • Clarissa Ciraudo Nicolau Mello

    Coordenadora Ensino Fundamental I (1º, 2º e 3º anos)

  • Tânia Maria Rodrigues Bastos

    Coordenadora Ensino Fundamental II

  • Marcelo Henrique da Silva Borges

    Coordenador Ensino Médio

  • Alessandra Garriga de Menezes

    Coordenadora Integral

  • Wandete Pujol Garriga de Menezes

    Coordenadora de Projetos

  • Rosana Benatti

    Coordenadora Ensino Fundamental I (4º e 5º anos)

  • Gizele Maria Marques Rabello

    Coordenadora For Kids & For Teens


Orientação

  • Danielle Pereira de Carvalho

    Orientadora

  • Larissa Scherer

    Orientadora

  • Manuella Senna

    Orientadora

  • Julia Rezende Chaves Bittencourt de Freitas

    Orientadora

  • Fernanda de Garriga Fonseca

    Orientador

  • Ana Graziele da Silva Soares

    Orientadora


Responsabilidade Social

A Responsabilidade Social é uma prática constante no Garriga. Já virou tradição no colégio o envolvimento com campanhas de caráter humanitário. Todos se mobilizam e os resultados dessa participação maciça são sempre muito gratificantes.

Nestes últimos anos já foram promovidas, com sucesso, dezenas de ações com a marca Garriga Solidário.  Realizamos campanhas de doação de lata de leite em pó e feijões, itens essenciais para a dieta dos brasileiros. Todos os alimentos arrecadados foram destinados a diversas instituições beneficentes de Jacarepagua.

Garriga Social

O Garriga sempre esteve envolvido com os aspectos sociais da comunidade em que está inserido. Uma das grandes preocupações da escola é oferecer formação de qualidade para seus alunos vencerem na vida com melhores chances. E foi justamente pensando nos que têm potencial, querem estudar, mas não têm recursos financeiros suficientes, que a escola criou o Projeto Garriga Social. Os interessados apresentam seu histórico escolar do Ensino Fundamental para análise. Caso aprovado, ingressam no Ensino de Jovens a Adultos – EJA. O Garriga oferece o curso e ainda complementa com o material didático necessário, sem custos para os inscritos.